Homenagem ao Dia do Advogado

Diante do atual cenário político e econômico do Brasil, que vive um dos momentos mais importantes de sua história, assombrado por investigações de corrupção contra grandes empresários, políticos e gestores públicos, o papel do advogado passa a ser lembrado com relevância.

A advocacia é considerada atividade essencial para a administração da Justiça. É por meio dela que o cidadão poderá resgatar o mais simples dos direitos às garantias constitucionais, ameaçadas por aqueles que desafiam o Estado de Direito instituído em nossa sociedade.

A advocacia evolui diariamente. Se no passado, o palco das operações e discussões ocorriam exclusivamente no Judiciário, na atualidade, os advogados atuam como negociadores e conciliadores na busca de soluções rápidas e precisas para os seus clientes, sem utilizar necessariamente a força do Estado para restabelecer o direito.

Essa nova postura exige amplo conhecimento e contínuo aperfeiçoamento. Este será o profissional de destaque no mercado de trabalho dinâmico e competitivo. O advogado que demonstrar capacidade de resolver os conflitos, traçando alternativas e estratégicas rápidas e efetivas, encontrará sucesso na profissão.

Baseado nessa tendência, acredito que a relação entre os colegas deva ser de cooperação, na busca de soluções para os interesses de seus clientes. Os advogados não devem assumir a postura de adversários, mas sim de gestores de soluções de conflito.

Não podemos desacreditar na Justiça. Vivemos em um país de pessoas honestas e dignas, e essa é a conduta que devemos ter em todos os minutos de nossas vidas. Se cada um de nós, no seu dia a dia, no mais simples dos atos, agir com dignidade e honestidade, a solução de nosso país é questão de tempo e pode estar muito próxima.

ESPADVOG_02_REVISADA.indd